Como fundar o MEJ

1. Antes de tudo, é preciso que tenhamos muito amor para seguir a Jesus Cristo e servir à Sua Igreja.

2. Por ser uma ramificação do AO para a juventude, o ideal seria que o MEJ fosse fundado nas paróquias em que já houvesse um Centro do AO.

3. O Pároco deve ser informado sobre o desejo desses jovens de viver como Jesus, na espiritualidade missionária do AO na Igreja. Ele deve receber material que o informe sobre aquilo que o MEJ quer ser na Paróquia.

4. Uma vez recebida a aprovação do Pároco, devem-se procurar formadores, como catequistas de perseverança ou pessoas do próprio Apostolado da Oração, e reunir, por exemplo, coroinhas que se sintam atraídos pelo amor à Eucaristia e ao Coração de Jesus, ou jovens que desejam viver num grupo de perseverança e amor à Eucaristia. Os formadores devem ter o conhecimento necessário a respeito do MEJ e sentir o desejo de ajudar na dinâmica metodológica, própria à idade do grupo que vão animar com a palavra, o exemplo, a espiritualidade e a missão inerentes ao movimento.

5. Algum material dessa formação pode ser encontrado em Edições Loyola e nos subsídios fornecidos pela Comissão Diocesana do AO. No Mensageiro do Coração de Jesus há uma seção que pode dar idéias para as reuniões.

6. Depois de constituída a equipe de monitores, chega o momento de anunciar a fundação do núcleo, com um convite atraente e uma acolhida adequada à idade dos integrantes.

7. No dia da recepção de crianças, adolescentes ou jovens, faz-se um cerimonial em que os membros do MEJ rezam a “Consagração ao Sagrado Coração de Jesus” e recebem os distintivos, como as fitas, por exemplo.

8. Devem ser estabelecidos claramente, desde o início, a hora e o lugar para os encontros da equipe de monitores e integrantes do núcleo.

9. É importante que o(a) Coordenador(a) do MEJ e o(a) Assessor(a) Espiritual estejam continuamente apoiando a equipe de monitores com retiros e momentos de formação.


10. A criação de um núcleo do MEJ deve ser comunicada à Comissão Diocesana do AO-MEJ, para que seja registrada a sua existência. A Equipe Nacional do AO-MEJ é responsável por acompanhar e manter a vinculação com outros Centros MEJ.

Sem comentários:

Enviar um comentário