Espiritualidade do AO e MEJ

A seguir estão os principais pilares da espiritualidade do AO/MEJ

1. Oferecimento Diário

a)      O Oferecimento Diário é o sentido de profunda união com Deus, que rege todo o nosso dia (orações, trabalhos, sofrimentos, alegrias, sucessos, fracassos). Em união com Jesus Cristo, presente na Eucaristia com seu Coração, com a força do Espírito Santo, a exemplo de Maria, faremos as tarefas menores do dia de forma abençoada por Cristo, colaborando para a salvação do mundo.
b)   Texto do novo Oferecimento Diário: “Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:...”

2. A Eucaristia

a)      Na Eucaristia, Cristo ressuscitado se nos dá como alimento e bebida para ser o centro de nossa vida interior e para que possamos mostrar em nosso modo de viver que Ele é quem vive em nós. João Paulo II disse isso aos responsáveis pelo Apostolado da Oração: “deveis esforçar-vos por formar cristãos que estejam modelados interiormente pela Eucaristia, que lhe dará a força para comprometer todas as dimensões da vida em espírito de serviço em favor dos irmãos, como o Corpo de Cristo oferecido e seu Sangue derramado (cf. Lc 22,19ss)” (João Paulo II, 1985).
b)      O membro do AO/MEJ deve procurar participar na celebração eucarística com a comunhão reparadora, especialmente a devoção das Nove Primeiras Sextas-Feiras de cada mês, desejando seguir o que diz a Grande Promessa: “O amor todo-poderoso do meu coração concederá a graça da perseverança final a todos os que comungarem na 1ª Sexta-Feira do mês, por nove meses seguidos”.
c)      Todos procurem oferecer, cada dia, sua vida, através da Oração do Oferecimento, com Jesus Cristo, no ato supremo da sua entrega e do seu amor que é a Eucaristia. São como que “hóstias vivas”, como afirma São Paulo (Rom 12, 1), oferecidas com Cristo: trabalho, oração, sofrimentos, alegria, a vida toda inteira, oferecida no altar com Jesus, para que o mundo tenha vida e a tenha em abundância (Jo 10, 10). Inseridos na Eucaristia, todos se tornam membros ativos do projeto da salvação e suas vidas são dom e graça para o mundo e para a Igreja. Verdadeiros e ativos colaboradores, fazendo de suas vidas uma oferta eucarística, com Jesus Cristo.
d)     O membro do AO/MEJ deve procurar participar ativamente das celebrações litúrgicas, principalmente da Missa, pois o ponto alto da alegria do cristão é celebrar o Sacramento da Presença do Senhor na Liturgia.
e)      Todos os membros do AO/MEJ deverão ser motivados a buscar o sacramento da Penitência (Confissão) regularmente. As Paróquias deverão ter ao menos um horário mensal para esse atendimento, principalmente nos dias que antecedem a primeira sexta-feira de cada mês.

3. O Espírito Santo

a)      O Espírito Santo é a Alma da Igreja, a Alma do Cristão. O Espírito Santo transforma, renova, gera entusiasmo e coragem! Sem o Espírito Santo, não existe Igreja; não existe apóstolo, e nem Apostolado da Oração e nem MEJ, é claro – “Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é de Cristo” (Rom 8,9). Só conseguiremos testemunhar Cristo vivendo em Seu Espírito.

4. O Sagrado Coração de Jesus

a)      A devoção, o culto ao Sagrado Coração de Jesus é tão antiga quanto a Igreja. Nasceu ao pé da cruz, quando este Divino Coração, transpassado pela lança, verteu as últimas gotas de sangue pela salvação da humanidade. Jesus disse “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29) e “Como o Pai me amou, assim também eu vos amo” (Jo 15,9).
b)      O Apostolado da Oração (e o MEJ), desde a sua criação, foi encarregado pelos Papas de levar adiante o culto e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus Cristo, que está presente na Eucaristia.
c)      O membro do AO/MEJ deve promover com dedicação o culto do Coração de Jesus, centrando as pessoas no mistério de Deus que é Amor, que tem Coração e que é Coração. Ajudar as pessoas a perceber o valor da Consagração ao Coração de Cristo, da reparação a esse mesmo Coração, centrando todos no mistério do Amor louco e apaixonado de Deus Pai, revelado no Coração de seu Filho.
d)     O membro do AO/MEJ deve esforçar-se para imitar e retribuir o amor do Coração de Jesus pela humanidade. Imitar o Coração de Jesus, tomando-o como modelo, significa: ser como Jesus, misericordioso e sensível com os necessitados, compreensivo e atento aos pecadores, sem repelir ou excluir ninguém; viver com Jesus, com mansidão e paciência e com predileção pelos pobres; ser como Jesus, sincero e veraz, falando com limpidez direta; e amar como Jesus amou.
e)      Os principais eventos em que o AO/MEJ cultiva o seu amor ao Coração de Jesus são: Festa do Sagrado Coração de Jesus, Primeiras Sextas-Feiras do mês, Horas Santas, Adorações ao Santíssimo Sacramento, Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares e a Consagração das Família ao Sagrado Coração de Jesus.

5. O exemplo de Maria Santíssima

a)      Como Maria, que se pôs, sem reserva alguma e de todo o coração, à disposição da Pessoa e da obra de seu Filho, também nós, por meio de nosso oferecimento, nos pomos de todo coração à disposição de Jesus Cristo para que venha a nós o seu Reino.
b)      Não se pode falar de Apostolado da Oração nem de Movimento Eucarístico Jovem sem que esteja presente Maria. O membro do AO/MEJ deve seguir seu exemplo de oração, serviço, obediência, apostolado, fidelidade e amor.

6. Devoção aos Santos Padroeiros do Apostolado da Oração

a)      São Francisco Xavier (festa: 03 de dezembro) e Santa Terezinha do Menino Jesus (festa: 1º de outubro) são os Santos Padroeiros do Apostolado da Oração.
b)      Deve-se cultivar especial devoção aos Santos Promotores do culto ao Sagrado Coração de Jesus, com destaque para Santa Margarida Maria Alacoque (festa: 16 de outubro) e seu Confessor, São Cláudio de La Colombiére (festa: 15 de fevereiro).

7. Sentir com a Igreja

a)      O membro do AO/MEJ deve respeito filial e incondicional às orientações pastorais do Papa, do Bispo Diocesano e dos Sacerdotes, e deve estar sempre pronto a dar sua colaboração para o crescimento do Reino de Deus, participando de tudo aquilo que a Igreja lhe pedir.
b)      Uma dimensão importante do AO/MEJ é estar em comunhão com toda a Igreja, sempre em comunhão com o Pároco, o Bispo Diocesano e o Papa.

8 As intenções de oração

a)      Desde a criação em 1844, o Apostolado da Oração (e depois do MEJ) sempre convidou os fiéis a se unirem numa oração de intercessão pelos problemas concretos que preocupam a Igreja mundial, em particular os que se referem às Missões.
b)      O Santo Padre estima tanto a força do Apostolado da Oração e do MEJ que propõe pessoalmente uma intenção geral (desde o ano de 1890) e uma intenção missionária (desde o ano de 1929) para cada mês, que devem ser rezadas fielmente por todos os membros.
c)      Além das duas intenções dedicadas pelo Santo Padre, os membros devem também rezar por todas aquelas necessidades/ intenções de oração propostas pela Diocese e pela Paróquia, além de rezar por todas aquelas necessidades pessoais e comunitárias.

9. Oração perseverante


10 O perfil do membro do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem

No AO/MEJ, Jesus quer formar uma pessoa segundo o Coração de Deus. Por isso, o apóstolo da oração, na escola do Coração de Jesus, deverá buscar possuir estas características:
a)      É consciente de sua própria pobreza e necessidade espiritual;
b)      Está em busca sincera do Senhor com reta intenção desejoso de centrar sua vida em Deus;
c)      Leva uma vida de oração e deseja crescer na vida espiritual;
d)     Está desejoso de se deixar habitar por Cristo e identificar sua vida com Ele, se sabe acompanhado por Ele em todo momento;
e)      Como Maria, acolhe a Jesus no coração e no corpo;
f)       Tem uma relação positiva com o mundo, com o lugar de onde reconhece a presença e a ação de Deus a favor da humanidade;
g)      Vive um estilo de vida coerente com sua ação e seu compromisso por um mundo mais justo, segundo os desafios que lhe convidam as intenções do Papa;
h)      É capaz de ter compaixão perante a dor dos seus irmãos e irmãs, trabalha pela justiça;
i)        Põe somente em Deus sua esperança e se faz disponível para animar e a esperança de seus irmãos e irmãs;
j)        É humilde e consciente de suas próprias incertezas, e é capaz de dialogar com quem é diferente ou professa outra religião;
k)      É dócil ao Espírito Santo, livre para deixar-se conduzir e surpreender pelo Senhor;
l)        Tem um profundo amor e lealdade pela Igreja;
m)    Está disposto a ser um apóstolo da Nova Evangelização em sua vida diária;
n)      Alimenta-se da Eucaristia e deseja viver uma vida moldada por ela;
o)      Como Maria, oferece toda a sua vida ao Senhor, se faz disponível a sua vontade;

p)      Está disposto a colaborar com o que é e tem no projeto do Coração de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário