O MEJ

QUEM SOMOS?

(Trecho do Manual do Movimento Eucarístico Jovem)

1. Somos um Movimento, caminhando com JESUS

a) Somos crianças, adolescentes e jovens chamados por JESUS, reunidos e organizados como Movimento pelo Apostolado da Oração (AO). 

b) Formamos grupos autônomos, porém relacionados entre si a nível paroquial, diocesano, nacional e mundial.

c) Nosso Movimento nos acolhe e forma para sermos membros vivos da Igreja, caminhando com JESUS para colaborar com ele na construção de um mundo novo.

d) Participamos da espiritualidade do AO, eucarística e apostólica, que brota do Coração de JESUS. e) Crescemos em comunidade, protagonistas da nossa missão cristã no mundo, servindo os nossos irmãos como JESUS.

2. Somos um Movimento Eucarístico:

a) Procuramos identificar-nos com JESUS que dá a vida por nós.

b) Queremos alimentar-nos na mesa da Eucaristia

c) Queremos fazer nossos os sentimentos que brotam do Coração de Cristo

d) Buscamos um estilo de vida simples, como JESUS na Eucaristia.
Procuramos fazer vida a Eucaristia, recebemos essa vida dando graças, e a entregamos dando graças como JESUS.

e) Buscamos o pão de JESUS para dar de comer a outros 

f) Lutamos para ser eucarísticos assumindo com coragem a cruz de JESUS.

3. Somos um Movimento Jovem:

a) Somos pessoas novas que reconhecemos em JESUS o Caminho, a Verdade e a Vida: Caminho numa etapa da nossa vida de busca e de opções definitivas. Verdade num mundo de confusão e crise de identidade. Vida numa cultura de morte.

b) Somos pessoas novas chamadas por JESUS e sua Igreja para viver nossa missão hoje, e não só amanhã.

Somos jovens que queremos dizer ao mundo que nossa alegria jovem brota do encontro com Deus, de amar gratuitamente, de olhar nossa própria história com esperança, de acolher o projeto de JESUS que nos entusiasma e nos move à ação.

POR QUE UM MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM?

1. Por motivos teológicos e espirituais o MEJ existe:

a) Para servir com alegria como JESUS serviu

b) Porque JESUS mandou deixar que os meninos e as meninas se aproximassem dele.

c) Porque JESUS chamou jovens “para estar com ele e enviá-los a pregar”.

d) Porque a Igreja precisa deles e sabe como é eficaz a oração e a ação das crianças, adolescentes e jovens.

e) Porque cada criança, adolescente e jovem precisa conhecer e amar JESUS, presente na Eucaristia, tanto comunitária como pessoalmente, para buscar, encontrar e realizar sua missão.

f) Porque cremos que há mais alegria em dar que em receber e queremos -oferecendo-lhe nossas vidas- responder agradecidos ao Senhor que em cada Eucaristia se doa a todos e cada um e nos convida a dar a vida com ele.

g) Porque queremos aprender a radicalidade do seguimento de JESUS em cada momento da vida.

h) Porque cremos no valor da vida cotidiana como caminho de santidade e como maneira de realizar a missão da Igreja.

2. Por motivos psicológicos e pastorais:

a) Os jovens encontram no mundo mentira, injustiça, dor e morte. O MEJ lhes apresenta JESUS que os convida a colaborar na construção do seu Reino: Reino da verdade, da paz, da fraternidade, da vida. A insatisfação, a depressão, o individualismo, a competição estressante não teem lugar no Reino de Cristo.

b) A maior parte dos latino-americanos –na avaliação dos nossos pastores- nos declaramos cristãos, mas não nos sentimos Igreja. O MEJ ensina as crianças, adolescentes e jovens a unir sua vida e oração à missão da Igreja.

c) O MEJ ajuda seus membros na perseverança na fé, na vivência comunitária e na participação eclesial, propiciando-lhes uma vida sadia e fecunda.
d) Finalmente o MEJ faz sua a opção da Igreja Latinoamericana pelos jovens afetuosamente expressa em documentos pastorais como os de Puebla, Santo Domingo e Aparecida.


PARA QUE EXISTE O MEJ?

Somos MEJ para viver eucaristicamente:

1. Nossa relação com Deus:

a) e ter a experiência de saber-nos amados e perdoados por Deus;

b) saber que podemos contar com o Senhor para enfrentar as dificuldades da vida;

c) encontrar a Deus em JESUS e na Igreja;

d) e aprender a orar a partir da vida iluminada pela Palavra e a partir da Palavra iluminada pela vida.

2. A relação de cada um consigo mesmo:

No MEJ:

a) Procuramos crescer à luz do Evangelho;

b) queremos perseverar na vida de fé;

c) esforçamo-nos para unir fé e vida: viver como JESUS em todas as áreas de nossa vida pessoal (afetiva, intelectual, religiosa, social, lúdica, econômica, política);

d) adquirimos hábitos de vida cristã: de participação na Eucaristia, de espírito eucarístico (de doação) a todo momento, da prática da oração nos três momentos do dia, de orar pelas intenções da Igreja, do uso do caderno pessoal.

3. A relação com o mundo integrados na Igreja:

No MEJ:

a) Integramo-nos na Igreja, vivendo a espiritualidade do Apostolado da Oração de comunhão e participação;

b) tomamos conhecimento das várias opções vocacionais e aprendemos a discernir a vontade de Deus para cada um;

c) acolhemos e procuramos anunciar com nossas vidas e palavras a mensagem de JESUS;

d) aprendemos a dar prioridade aos preferidos do coração de Deus: os pequeninos, os fracos, os pobres;

e) e somos sensíveis às necessidades e atividades da Igreja.

COMO CRESCEMOS: TRÊS ETAPAS

O MEJ organiza os grupos dos seus integrantes por etapas, distribuindo-os fundamentalmente pelo critério dos anos de idade, de modo que o grupo seja o mais homogêneo possivel.

Em cada etapa devem estar presentes estas quatro dimensões:
1 -acolhida: a alegria do encontro, o espírito lúdico, a festa;
2 -formação: conhecimento de JESUS, do mundo, do caminho espiritual (aprendizado do exercício da oração); experiências para crescer na fé e crescer como pessoa;
3 -missão: a vida eucarística e o serviço;
4 -celebração: celebrar a vida com JESUS, celebrar a Eucaristia, celebrar os sacramentos.

O MEJ é a ala jovem do AO. Visa a formação da infância, da adolescência, e da juventude; e prepara para servir ao mundo dentro da Igreja. Depois o Apostolado da Oração acompanha, o resto da vida, a missão do cristão comprometido com o Senhor.

É conveniente festejar a passagem de uma etapa a outra do mejista com uma celebração especial que marque um passo mais no seu compromisso com Cristo e com a Comunidade.

No Brasil estas ETAPAS são três:

1ª etapa: Grupo SEMENTE (10 a 12 anos).

Pretende-se ajudar o pré-adolescente a perceber como a Palavra de Deus é a semente que frutifica em nossa vida; perceber que ele mesmo é chamado a ser a pequena semente, o grãozinho na espiga que é JESUS.

A proposta do MEJ é apresentada àqueles pré-adolescentes que já fizeram a Primeira Eucaristia. Corresponde, pois, a um grupo inicial de perseverança. O candidato entra no grupo de JESUS. Pouco a pouco vai descobrindo que o Deus de sua Primeira Eucaristia é também o Deus que deu sua vida pela Humanidade: Jesus Cristo. Aprende a encontrar JESUS no Evangelho: Ele nos fala, nos chama, nos corrige, nos convida para construir um mundo amigo.

Deve-se ajudar o pré-adolescente a tomar consciência de que a Eucaristia foi o grande gesto de JESUS para que os homens pudessem viver a amizade, a partilha; e a desejar de coração: “JESUS, eu quero receber você na Eucaristia”.

É fundamental enfatizar a importância pedagógica da imaginação e do jogo nesta etapa. O pré-adolescente vive sua aventura em grupo.

O lema desta etapa poderá ser: JESUS é meu amigo e quer ficar muito perto de mim

NOTA: A Coordenação do Centro poderá criar o grupo PRÉ-SEMENTES (7 a 9 anos) com as adaptações convenientes a essa idade.

2ª etapa: Grupo GENTE NOVA (13 a 15 anos):

A proposta do MEJ nesta etapa é lembrar ao adolescente que o Mundo Novo, feito de Gente Nova, de que fala JESUS no Evangelho, deve ser construído começando por si mesmo  e no próprio ambiente. Um mundo onde haja compreensão, paz, alegria, amor, fraternidade, partilha.

É ajudar o adolescente a tomar consciência de sua personalidade, de poder viver sua vida de adolescente: amar, ser amado, descobrir suas potencialidades, crescer, fazer o bem, ajudar os outros; ajudar a tomar consciência e evitar tanta coisa que escraviza a pessoa: a droga, a libertinagem sexual, o consumismo, a cultura obsessiva do corpo, a vaidade alienante.

É apresentado ao mejista o Caminho de JESUS Ele se chama e realmente é AMOR. E conduz sempre à comunhão de corações, o que realiza de modo divino na Eucaristia. O adolescente, em contato com o JESUS do Evangelho e da Eucaristia, aprende a julgar o valor das coisas e a transformar-se em amigo de JESUS.

Nesta etapa o mejista se prepara particularmente para confirmar o compromisso cristão pelo sacramento da Crisma. É preciso, pois, ajudá-lo a encontrar-se, de maneira bem pessoal, com Deus. Através da Palavra de Deus meditada, interiorizada, ele aprende a estar à escuta do Espírito que vem libertar seu coração, confirmar sua fé e convidá-lo a ser missionário de JESUS. A missão de JESUS é mostrar-nos o caminho da vida, da paz, do amor, da solidariedade. Essa é também a missão dos amigos de JESUS.

O lema pode ser: Gente Nova para um mundo novo ou caminhamos com JESUS

3ª etapa: Grupo COMUNIDADE FOGO NOVO (16 anos em diante):

A proposta do MEJ nesta etapa é ajudar o jovem, de um lado, a construir sua comunidade; de outro a abrir os olhos ao mundo e ao Evangelho para ver em ambos razões de esperança. 

Ajudá-lo ainda a se descobrir mais responsável de sua vida e a se sentir mais solidário com o seu mundo; responsabilidade que inclui o compromisso de formar-se competentemente nos estudos e profissão. Ajudá-lo a reconhecer o Espírito de Deus como fonte de graça para uma vida melhor, mas comprometida com Cristo na Igreja.

Os jovens do Fogo Novo são chamados a uma ação apostólica concreta. Iluminados pelo Evangelho e nutridos pela Eucaristia –força de seu caminho-, reconciliados pelo Sacramento da Penitência e consagrados pelo Espírito na Confirmação, eles são chamados a fazer um compromisso pessoal para viver sua fé mediante um apostolado concreto.

O mejista faz uma longa caminhada de formação adaptada a cada etapa do Movimento. De modo gradual foi respondendo ao chamado para o encontro pessoal com a Palavra de Deus. Esse encontro levou-o a descobrir a oração pessoal e comunitária; a abrir-se com espírito crítico à realidade do mundo; a perceber que fé e vida se unem em profunda interação. Assim, progressivamente, foi aprendendo a reconhecer a Deus em todas as coisas; a buscar o agrado de Deus, mediante o discernimento, na caminhada com JESUS; a dar o verdadeiro valor às realidades temporais em si mesmas e em relação à finalidade do ser humano.

Tendo se tornado solidário com os seres humanos, tendo se colocado à escuta do Espírito e se deixado conduzir por ele, o jovem faz de sua vida uma eucaristia, porque:
-faz de sua vida um “sim” a Deus, unindo-se ao “sim” salvador da Eucaristia;
-vive em ação de graças os dons de Deus;
-está a serviço como JESUS, notadamente na última ceia: sendo Senhor tornou-se servo.

Essa é, pois, a proposta do MEJ. O jovem recebe ajuda para ser mais consciente da missão recebida, a mesma missão de JESUS. E para ser testemunha comprometido da ressurreição do Senhor (At 1,8) dentro da Igreja, ser o 13° apóstolo.

Na Comunidade Fogo Novo encontrará forças para seguir JESUS, dando testemunho dele com sua vida e comprometendo-se com ele na construção do seu Reino.

O lema desta etapa pode ser: Anunciar Jesus Cristo com a vida e a palavra

Sem comentários:

Enviar um comentário