sexta-feira, 4 de abril de 2014

Reflexões sobre as Intenções do Santo Padre para o mês de Abril





Intenção Universal 



Para que os governantes promovam o cuidado com a criação e a justa distribuição dos bens e dos recursos naturais.

A Intenção Universal para o mês de abril nos apresenta temas amplamente discutidos no mundo inteiro: o respeito pela criação, o cuidado com o meio ambiente e a justa distribuição dos bens naturais à população. De acordo com relatório climático recém-divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o impacto do aquecimento global será irreversível*.

No Brasil, a riqueza natural é grandiosa, porém é indispensável um planejamento adequado e ações efetivas para que tudo seja administrado com sabedoria. Nos últimos meses, a população de algumas cidades brasileiras tem vivenciado o problema da falta de água. Registra-se uma queda gradual no nível dos reservatórios, e a situação, ano após ano, torna-se cada vez mais alarmante.

No futuro, vamos precisar de todo bem provindo do planeta Terra. Por isso, devem ser criadas ações de combate à destruição dos recursos naturais. Proteger o ambiente natural a fim de construir um mundo de paz é um dever de todos. Este é um grande desafio que se faz urgente para que as próximas gerações tenham uma perspectiva melhor. 

"A terra é dom para toda a humanidade, e os sistemas econômicos e as leis devem levar a sério essa verdade. Rezemos por nossa conversão pessoal e social!", escreve Pe. Paiva, SJ, nos Bilhetes Mensais**.

Rezemos também pelos governantes, para que eles possam realizar ações efetivas para modificar a situação atual e proporcionar o necessário para que a população viva com dignidade. 


Intenção pela Evangelização



Para que Cristo Ressuscitado cumule de esperança os corações dos que são provados pela dor e pela doença.

O sofrimento faz parte do próprio mistério da vida humana. A doença e a dor manifestam-se de diversas formas e em diferentes situações. Podemos recordar aqui a vida de Pe. Pio de Pietrelcina, sacerdote católico italiano. Sua missão, entre outras coisas, era acolher em si mesmo os sofrimentos do povo. Dedicava-se ao ministério da Confissão e buscava por meio desse sacramento levar alívio e libertação ao coração dos fiéis.

"Diante do envelhecimento, da enfermidade e da morte, há duas atitudes humanas básicas: o desespero e a esperança. O primeiro fecha a porta de toda possível saída. A segunda, sustentada pela fé, situa o sofrimento e a dor humana em um horizonte mais amplo. A ressurreição de Jesus é fonte de esperança para todos os sofredores", afirma Pe. Luís González-Quevedo, SJ*.

A ressurreição de Jesus é um evento único na história da humanidade. "Porque, se Cristo morreu e ressuscitou, foi para reinar sobre os mortos e sobre os vivos" (Rm 14,9). Apesar de todos os problemas e desesperança, diz o Evangelho de João: "Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus" (Jo 14,1).

Recordemos, especialmente neste mês de abril, todas as pessoas que passam por graves problemas de saúde; aqueles que se encontram nos leitos de hospitais; os que sofrem doenças terminais; os que passam por qualquer tipo de sofrimento, afetivo, moral, psicológico ou físico. Rezemos também por todos os familiares, para que Jesus Ressuscitado possa visitar a cada um em particular e curar todas as feridas do corpo e da alma.

Quer conhecer a revista Mensageiro do Coração de Jesus? Acesse: www.loyola.com.br/mensageiro 



Textos: Vanessa Fonseca
Fonte: www.apostoladodaoracao.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário