terça-feira, 19 de novembro de 2013

No encerramento do Ano da Fé, Papa Francisco entregará a Exortação Apostólica "A alegria do Evangelho" (Evangelii gaudium)


Na Missa que presidirá domingo, dia 24, na Praça de São Pedro, para encerrar o Ano da Fé, o Papa Francisco fará a entrega da Exortação Apostólica “Evangelii gaudium”. Assim como Bento XVI publicou, em outubro de 2011, a Carta Apostólica “Porta fidei” para ilustrar as razões e objetivos do Ano da Fé, o novo texto papal deverá antes relançar as conclusões da assembleia do Sínodo dos Bispos, de outubro do ano passado, sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. 

Nesta celebração de domingo, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, participarão especialmente 500 catecúmenos, de 47 diferentes nacionalidades.

Na celebração do próximo domingo, o Santo Padre fará a entrega simbólica da “Alegria do Evangelho” a 36 pessoas, de 17 diferentes países, representando a diversidade de situações no interior da Igreja e na sociedade: um bispo, um padre e um diácono; um religioso e uma religiosa; um seminarista e uma noviça; uma família; pessoas recentemente crismadas; catequistas; jovens; representantes de confrarias e de movimentos eclesiais; e finalmente, dois artistas (um escultor japonês e uma pintora polaca) e dois jornalistas. A um portador de deficiência visual, o Papa entregará a Exortação Apostólica em versão auditiva – um CD-rom. 

Em Roma, nestes dias, o Papa fará uma visita ao Mosteiro das Monjas Camaldolesas, na colina do Aventino, na tarde de quinta-feira, 21 de novembro, Dia “Pro orantibus”, Jornada das Religiosas de Clausura. O Santo Padre deter-se-á em oração com aquelas religiosas, rezando Vésperas, que integrarão um tempo de adoração eucarística. 

Sábado à tarde, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco terá um encontro com os catecúmenos, acompanhados dos respectivos catequistas. 

Na missa de Domingo, na Praça de São Pedro, participarão os Patriarcas e Arcebispos Maiores das Igrejas (católicas) de rito e tradição oriental que tomam parte esta semana, no Vaticano, na Assembleia plenária da Congregação para as Igrejas Orientais, que tem como tema “A situação dos Cristãos orientais” (tendo presentes três áreas – Médio Oriente, Europa oriental e Índia, e as respectivas comunidades da diáspora). Estes Patriarcas e Arcebispo terão um encontro com o Papa na quinta-feira pela manhã. 


O novo Secretário de Estado (foto), Dom Pietro Parolin, será apresentado ao mundo, já em exercício de suas  funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário