terça-feira, 4 de março de 2014

Intenção pela evangelização: Que os jovens respondam ao chamamento do Senhor

PELA EVANGELIZAÇÃO

Que os jovens respondam ao chamamento do Senhor

Todos os cristãos são chamados à santidade, chamamento que decorre do batismo. O chamamento do Senhor é universal, mas as respostas são variadas, de acordo com a vocação que Ele deu a cada um. Esta resposta pode ser a constituição de uma família pelo matrimônio; uma vida de solteiro, de dedicação e serviço ao próximo, e a vida religiosa, à qual se refere mais diretamente a Intenção pela Evangelização deste mês.

Em todas estas respostas, a iniciativa é sempre de Deus que nos mostra o caminho que devemos trilhar. Pertence-nos a nós tomar esse caminho e seguir por ele para onde o
Senhor nos levar. Foi isso que aconteceu com os apóstolos: Jesus chamou-os de entre os muitos que O seguiam e hoje continua e continuará sempre a chamar aqueles que Ele quer.
A vida religiosa é, como já dissemos, uma forma particular de responder ao chamamento à santidade. O motivo principal da eleição daqueles que o Senhor chama é necessariamente a dedicação total ao serviço de Deus no próximo, por meio do anúncio do Evangelho.

Mas a resposta daqueles que o Senhor chama nem sempre é positiva, como aconteceu com o jovem de que nos fala o Evangelho (cf. Mt 19, 16-21). Daqui a necessidade da oração para que nunca faltem na Igreja homens e mulheres que dediquem as suas vidas ao serviço dos outros.

Unimo-nos, portanto, ao Santo Padre e rezamos para que sejam muitos aqueles que escutam a voz do Senhor que os convida. Rezemos também para que os jovens encontrem a ajuda e o conselho de alguém que os oriente pelo caminho que Deus escolheu para eles. Rezemos ainda pela renovação da vida religiosa no nosso tempo, já que esta renovação será um apelo silencioso, mas importante, para que muitos queiram enveredar pelo caminho que outros já empreenderam e nos quais descobrem a dedicação total aos outros por meio do anúncio do Evangelho que é feito, antes de mais, pela sua vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário