terça-feira, 16 de outubro de 2012

Santa Margarida Maria Alacoque - 16 de Outubro

“Ao menos tu, ama-me e consola o meu coração!”
“Eis o Coração de Jesus, que tanto tem amado .....e da maioria deles recebe apenas ingratidão!”

  Margarida Maria Alacoque, nasceu no dia 22 de agosto de 1647 em Verosvres, na Borgonha. Seu pai, juiz e tabelião morreu quando Margarida ainda era muito jovem.  Assim ela conheceu a humilha
ção da necessidade, vivendo ao capricho de parentes pouco generosos e nada propensos a consentir que ela realizasse o desejo de ir a missa, quanto mais o de fechar-se num convento.Procuravam distraí-la de todos os modos, fazendo-a freqüentar festinhas mundanas, às quais Margarida participou com entusiasmo, para depois arrepender-se amargamente e auto punir-se com duras penitencias.

Recebeu a comunhão aos nove anos e aos vinte e dois, a confirmação para a qual quis preparar-se com confissão geral; ficando quinze dias preparando-se, escrevendo num caderninho a grande lista de seus pecados e faltas, para ler depois ao confessor.

Na festividade de São João Evangelista do ano de 1675, uma moça de vinte e cinco anos, Irmã Margarida Maria, recolhida em oração diante do santíssimo Sacramento, teve o singular privilegio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, toda primeira sexta feira do mês. Jesus mostra-se radiante de gloria com as cinco chagas que brilham como sóis.
 
 Queixou-se da ingratidão dos homens e pediu-lhe que ela com seu amor suprisse tanta frieza. Deverá comungar sempre que lho permita a obediência, fazer novena das nove primeiras sextas feiras do mês, seguidas. 
 
Posteriormente o Sagrado Coração de Jesus volta a queixar-se da ingratidão dos homens, e que, na sexta feira seguinte à oitava do Corpo de Deus, se estabeleça a festa do seu Sagrado Coração: “Eis o Coração que tem amado tanto os homens a ponto de nada poupar, até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor, e em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles.”
Margarida Maria Alacoque, escolhida por Jesus para ser a mensageira do Sagrado Coração, já fazia um ano que vestira o hábito das monjas da visitação em Paray-le-Monial. No ultimo período de sua vida, nomeada mestra das noviças, ela teve a consolação de ver propagar-se a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Foi ela o meio humilde e diminuto que Deus utilizou para dar conhecer uma das melhores e mais eficazes de todas as devoções. Os próprios opositores de outrora mudaram-se em fervorosos propagadores. 

Margarida morreu em 17 de outubro de 1690 aos 43 anos de idade. Foi canonizada em 1920 por Bento XV.
 
MEDITAÇÕES
 
“Eis o Coração de Jesus, que tanto tem amado .....e da maioria deles recebe apenas ingratidão!”
(Frase norteadora): “Ao menos tu, ama-me e consola o meu coração!”
Não ser extraordinário, senão a força de ser ordinário”(São Francisco Sales)
Destacar as virtudes: Docilidade, generosidade, grande espírito de sacrifício, recolhimento interior, humilde, caridosa especialmente com aqueles que eram molestos, alma orante, e reparadora,obediente à voz do Senhor e zelosa pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a conversão dos pecadores.

Confronto: Como valoriso a queixa do Sagrado Coração de Jesus em minha vida ?
A súplica de reparação feita por Jesus à Santa Margarida Maria, encontra eco em meu coração? Quando vejo erros em meus irmãos e, em minha comunidade , em minha família...., eu, em geral, critico?
Faço fofocas? Fico comentando os defeitos dos outros?
De que forma eu faço a correção daqueles erros que percebo?
Rezo antes de fazer a correção a fim de ter paz em meu coração?
Ações para crescimento: Fazer um exame de consciência, para saber em que Jesus pode mesmo contar comigo, neste sentido de inter ajuda. 

***Se achar oportuno, fazer uma partilha comunitária, sobre o que cada um sabe da vida desta Santa, que ajude no crescimento pessoal e comunitário.
 
É devoto do Sagrado Coração de Jesus, quem ama a Jesus Cristo, imita suas virtudes; quem Lhe faz reparação honorífica dos ultrajes que recebe e tudo isto, para corresponder ao amor que Ele nos vota.
 
“O Sagrado Coração de Jesus, na “GRANDE PROMESSA”, concedeu a inestimável graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos. Pelo que se introduziu o exercício de devoções em honra do Sagrado Coração, na primeira sexta-feira de cada mês. Além da graça prometida, ganha-se uma indulgência plenária (Comunhão, reparação, oração e meditação por algum tempo sobre a infinita bondade do Sagrado Coração). (Pe. Réus: “Orai”)
 
Jesus, portanto, quer que Lhe demos amor e reparação das ofensas contra a Eucaristia, honrando e venerando o seu Divino Coração.E como para nos obrigar a isto, fez as seguintes magníficas promessas, em que fala a misericórdia do seu Sagrado Coração:
 
AS DOZE PROMESSAS 
 
<> Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado
<> Porei paz em suas famílias.
<> Consolá-los-ei em todas as suas aflições.
<> Serei o seu refúgio na vida e principalmente na morte.
<> Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas .
<> Os pecadores acharão no meu Coração o manancial e o oceano infinito de misericórdia.
<> As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
<> As almas fervorosas| altear-se-ão, rapidamente, às eminências da perfeição.
<> Abençoarei as casas, onde se expuser e venerar a imagem do meu Sagrado Coração.
<> Darei aos sacerdotes o dom de abrandarem os corações mais endurecidos.
<> As pessoas que propagarem estas devoção, terão os seus nomes escritos no meu Coração, para nunca dele serem apagados.
<> A GRANDE PROMESSA: Prometo-te, pela excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final, que não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os seus sacramentos, e que o meu divino Coração lhes será seguro asilo nesta última hora.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário