quarta-feira, 7 de maio de 2014

MENSAGEM PARA O INÍCIO DO ANO JUBILAR CENTENÁRIO DO MEJ

Queridos amigos.

O MEJ é viver na amizade com Jesus. Desde o início Jesus escolheu amigos que convidou para acompanhá-lo em sua vida diária e em sua missão de anunciar ao mundo o amor de seu Pai. Era uma missão linda que encheu seu coração de alegria!
Nos últimos cem anos, nós, como Cruzada Eucarística e como Movimento Eucarístico Jovem, somos convidados a partilhar a sua amizade e alegria. Este é um grande privilégio, que nos sentimos felizes e agradecidos por estarmos celebrando. Levamos cem anos caminhando com Jesus em muitos países e culturas, com muitas gerações que passaram por nossas fileiras aprendendo seu modo de viver e amar!
Através desta mensagem, começamos o solene Ano Jubilar do Movimento Eucarístico Jovem, que vai de 22 de junho, a festa de Corpus Christi, Dia Mundial de nosso Movimento, até o grande Encontro Mundial em Roma de 04 a 10 agosto de 2015.
Nós escolhemos como lema deste Ano Jubilar e do Encontro em Roma: "Que a minha alegria esteja com vocês", tirada do Evangelho de João 15, 11 .
O que significa para nós para celebrar este Jubileu e Centenário? Queremos antes de tudo que nos ajude viver a alegria de sermos amigos de Jesus. Somos convidados a estar mais perto de seu Coração e comprometidos com o nosso serviço, no coração do mundo.
Sugerimos duas fontes de inspiração que nos acompanhará durante o nosso Ano Jubilar. A partir de agora você pode começar a usá-las para uma preparação espiritual a este momento importante:
• a passagem que Jesus fala aos seus discípulos no contexto da Última Ceia, João 15 , 9-17, ao falar com aos seus do amor e da amizade;
• A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, quando o nosso amado Papa Francisco nos lança para a alegria de viver e anunciar o Evangelho (especialmente os números 1 a 17 e 275-283 ).
O Ano Jubilar tem uma proposta de cronograma que está copiado no final desta carta. Contamos com a criatividade e a iniciativa de vocês para que estas propostas se tornem realidade.
Os preparativos já começaram para o grande Encontro Mundial em Roma no próximo ano. Todos os membros do MEJ de 15 anos ou mais são convidados. Queremos que as delegações dos países em sua maioria sejam jovens - convide adultos MEJ/AO para apoiar financeiramente a participação dos jovens.
O MEJ Itália está trabalhando para nos receber em estruturas simples que não vai significar grandes despesas de alojamento para os participantes: a nossa base de operações e de alojamentos será o Collegio Massimo, Colégio dos Jesuítas em Roma. Haverá uma taxa de inscrição diversificada: 80 euros para quem vem de fora da Europa, e 150 euros para a Europa.
Sabemos que para muitos o custo da viagem é muito alta, e, infelizmente, não vamos ser capazes de oferecer fundos para passagens. Portanto, recomendamos organizar e trabalhar desde já para poder participar.
Estamos desenvolvendo o programa desta semana, que prevê o dia de chegada a Roma, em 4 de Agosto e partida no dia 10 . Temos muitos momentos para partilhar e celebrar a riqueza multicolor do MEJ no mundo, e temos certeza de que será uma ótima semana. Nós sabemos que você vai fazer todos os esforços para não perder o compromisso. Enquanto escrevo esta carta, não sabemos se vamos ter uma audiência privada com o Papa que temos solicitado, mas se acaso não, vamos encontra-lo na Praça de São Pedro com todos os outros peregrinos.
Enviamos a oração do Centenário (ver anexo 1), que retomamos do Congresso da Argentina de 2012. Reze em suas reuniões para preparar o coração para o grande encontro. Segue também o logo oficial.
Alguns artistas do MEJ estão trabalhando em um hino oficial para o nosso Encontro Mundial, esperamos apresentar em poucos meses. Além disso, independente do hino oficial, emitimos um desafio para todo o mundo MEJ: convidar a todos para compor uma canção sobre o Centenário do MEJ, teremos a oportunidade de compartilhar e cantar durante a semana, em Roma.
Vai ser muito bom encontra-los em Roma no próximo ano!
Um grande abraço de pascal!

Mejinamente,

Claudio, sj, antigo Diretor Geral Delegado
Frédéric, sj, Diretor Geral Delegado
Lourdes, rjm, Assistente internacional.

OBS: Esperamos enviar a vocês nos próximos dias um esquema para a Hora Santa que convidamos a viver no dia 22 de Junho, na ocasião da Festa de Corpus Christi, nossa festa MEJ.

ANEXO 1
Oração do Ano Jubilar 2014-2015 MEJ 

Jesus, nosso Senhor e Amigo, 
nos escolheu e convocou 
no Movimento Eucarístico Juvenil. 
Mostra-nos o seu rosto ressuscitado, 
Abra os nossos corações para o seu Coração, 
caminha ao nossa lado cada dia. 
Dá-nos tua vida em cada Eucaristia; 
Ensina-nos a viver a teu estilo 
Dando também a nossa vida. 
Queremos ser contigo apóstolos, 
ao serviço de sua Igreja.
Encha nossos encontros com o teu sorriso, 
E que germine em alegria para o mundo. 
Maria, nossa mãe e mãe MEJ, venha com a gente. Amém.

ANEXO 2
Ano Jubilar Calendário MEJ

A nível local:

• 22 de junho de 2014 Corpus Christi: Abertura do Ano Jubilar. 99 anos. Propomos realizar: Adoração (Hora Santa), missas, encontro e celebrações em todo o país.
• Férias de 2014 e / ou 2015 (hemisférios norte e sul): Haverá uma rede de acampamentos MEJ nacionais e internacionais: França, Líbano, América Latina, África, Taiwan, etc . O Escritório Internacional irá propor um tema de formação a ser considerado neles (por uma jornada).
• Outubro de 2014 e/ou janeiro de 2015: meses missionários: o MEJ sai para as ruas, para as fronteiras, para anunciar a Jesus Cristo. Promoção do MEJ, depoimentos, expansão, etc.
• Natal 2014 da solidariedade: atividades solidárias dirigidas aos mais necessitados da sociedade.
• Maio de 2015: Domingo do Bom Pastor: o MEJ ao serviço das vocações religiosas e sacerdotais. (Ano da vida consagrada)
• Junho de 2015: Festa Mundial do MEJ, 100 anos.
• 4 a 10 de agosto de 2015: ENCONTRO MUNDIAL EM ROMA

Ao nível do Escritório Internacional:

• Maio de 2014: começa a contagem regressiva pelos 100 anos e para o encontro mundial de 2015.
• A partir de setembro de 2014: sugerir temas para estudo e aprofundamento de nossa espiritualidade retirado da Guia (Manual) Internacional MEJ e documentos da Recriação do AO.
• Novembro de 2014: Envio da informação oficial e uma proposta de Retiro para a Quaresma de 2015.
• Janeiro de 2015: Início das inscrições para o Encontro Mundial.
• Março de 2015: Envio das instruções para a preparação imediata ao Encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário